O Que é Uma Pessoa Compulsiva e Como Identificá-la

Algumas pessoas de nosso convívio podem ter comportamentos exagerados em várias áreas da vida, mas o exagero em relação à comida tem se mostrado um dos principais vilões da vida moderna. Por isso, é importante saber o que é uma pessoa compulsiva e como identificá-la, diferenciando de quem apenas comete alguns excessos eventuais.

A principal característica do compulsivo é a repetição de comportamentos que têm o objetivo de reduzir a ansiedade, tristeza ou vazio. Trata-se de uma forma de tornar a vida “mais fácil”, usando sempre uma válvula de escape para os momentos difíceis. No caso da compulsão alimentar, isso acontece com a comida. Algumas pessoas comem sem fome, apenas para aliviar a tensão; outras repetem o prato 3 vezes e comem tanto que se sentem mal fisicamente, se arrependem e choram, se sentindo as piores pessoas do mundo.

É necessário ressaltar que boa parte das pessoas compulsivas não sabe que tem um problema, pois não conseguem enxergar seus exageros como algo destrutivo.

Como Identificar uma Pessoa com Compulsão Alimentar ?

Se você convive com uma pessoa compulsiva é interessante conferir as dicas abaixo.

Comportamento Repetitivo

A base da compulsão está na repetição de atitudes que são irracionais e, muitas vezes, também não são apropriadas. Por exemplo: uma pessoa levanta de madrugada para assaltar a geladeira e não consegue voltar a dormir por estar muito cheia, ou até mesmo vai a uma lanchonete e compra 5 salgados afirmando que é para 5 pessoas, mas chega em casa e come tudo sozinha.

Medo de “Perder” a Obsessão

Geralmente, uma pessoa compulsiva afirmará que consegue parar com a compulsão quando desejar, mas assim que percebe que será posta à prova, logo retorna ao comportamento compulsivo. A impossibilidade de abandonar determinadas atitudes prejudiciais é um dos fatores-chave para identificar o transtorno.

O Tratamento da Compulsão Alimentar

Os especialistas apontam que cerca de 70% das pessoas compulsivas também apresentam outros distúrbios emocionais, como depressão e ansiedade . Sendo assim, consultar um médico especialista é fundamental para tratar o problema.

Agora que você sabe o que é uma pessoa compulsiva você pode ajudá-la a procurar tratamento médico adequado. Compartilhe este artigo e ajude muitas pessoas a iniciarem o processo para livrar-se das compulsões.

Escolha a tag “Pessoas com Compulsão” .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *