As argilas e seus benefícios

 

Todas as argilas são minerais que apresentam tamanho inferior a dois µm (micrômetros – milésima parte do milímetro) em uma rocha. Formam-se a partir da degradação e decomposição da rocha devido à exposição a vento, água, apodrecimento de vegetação e agentes químicos ao longo dos anos, que causam alterações no mineral.

Os componentes nelas presentes conferem propriedades terapêuticas e muitos benefícios à saúde. Mas não é de hoje que o ser humano usufrui de suas qualidades. As argilas foram uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pelo homem e eram utilizadas pelas civilizações antigas como medicamento, principalmente para ferimentos. De uns tempos pra cá, elas se tornaram uma excelente aliada nos tratamentos estéticos e medicinais. O uso da argila para tratamentos ficou conhecido como argiloterapia.
A qualidade e a composição da argila depende muito da região em que é extraídas. Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Cada tipo apresenta uma composição de minerais diferentes e é essa composição de inúmeros componentes que confere às argilas diversas colorações, propriedades e aplicações. Por isso, torna-se muito importante conhecer a composição antes de usá-la.

Argila Verde

A argila verde é um composto mineral natural que pode trazer diversos benefícios para a nossa pele – em especial para aquelas que são oleosas, mistas e com tendência a cravos e espinhas.
O grande segredo dos benefícios da argila verde é a sua poderosa combinação de vitaminas e minerais: cálcio, zinco, magnésio, óxido de ferro, potássio, selênio e fósforo são alguns deles. Juntos, estes elementos auxiliam na nutrição da pele, revigorando-a e eliminando toxinas e radicais livres.
A argila verde possui pH neutro e tem ação adstringente e tonificante; ajuda a regular o sebo, desobstrui os poros e devolve o equilíbrio da pele – e é aí que as espinhas e cravos começam a ser controlados e cicatrizados.
A argila verde! Realiza um peeling natural, remove o excesso de oleosidade da pele e controla a produção sebácea.

Argila Branca

A argila branca que a gente em pó, um produto composto de pequenas partículas de silicato – nesse caso específico, ela tem também alumínio. Dentre todas as argilas disponíveis, a branca está entre as mais leves, já que tem pH próximo ao da nossa pele. Ela promete revitalizar a pele, ajudar a clarear manchas, suavizar e cicatrizar a pele, além de ajudar a reduzir inflamações. Ajuda também a renovar a pele, já que faz uma leve esfoliação, remove a oleosidade sem desidratar a pele e absorve toxinas e impurezas.

Argila Rosa

A argila rosa é indicada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, com tendência alérgicas ou irritadas, desidratadas, acneicas e com vasinhos e rosáceas.
É rica em óxido de ferro, que tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons, mantendo a pele hidratada e com elasticidade. Ela limpa profundamente a pele, removendo toxinas e absorvendo o excesso de oleosidade, ao mesmo tempo emque fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural da pele e dos cabelos.
Também combate os radicais livres, prevenindo do envelhecimento e rugas, sendo eficaz em peles maduras. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes é emoliente, mantendo a hidratação na pele, revitalizando e dando luminosidade.

Argila Amarela

Apesar de não ser tão comum quanto a argila branca, por exemplo, a argila amarela também possui suas peculiaridades: é muito utilizada para o rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Esse uso é frequente porque a argila amarela é rica em dióxido de silício, um importante elemento catalisador para a formação da base de colágeno da nossa pele. A argila amarela também contém:

Alta capacidade de troca de cátions e ânions.

Sais minerais – hemostática – purificante – adstringente – remineralizante – hidratante – desintoxicante.
Essas características da argila amarela atribuem à ela diversos benefícios para a nossa pele, tais como: refrescar e desintoxicar a pele, hidratação, maciez, combate ao envelhecimento e estimula o rejuvenescimento, reduzindo possíveis inflamações em nossa pele, ajuda peles secas e frágeis, aumentando a elasticidade cutânea.

Argila Vermelha

A argila vermelha é uma argila rica em hematite, muito rica em ferro (fórmula Fe2O3). A hematite é uma molécula importante para a oxigenação das células, contribuindo para uma pele visivelmente mais equilibrada. É um ingrediente indispensável em tratamentos de antienvelhecimento, pois contribui para intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele, aumentar a elasticidade da pele e a microcirculação, é energizante e suavizante. Além de ter todos os benefícios das outras argilas, o diferencial da argila vermelha é que ela trata e evita linhas de expressão. A argila vermelha é indicada para peles envelhecidas e pode ser usada em peles sensíveis e com rosácea. Faz uma limpeza completa e profunda e elimina a oleosidade da pele. Pode ser utilizada em feridas para ajudar na cicatrização, reumatismos e age como um secativo. Além do rosto, pode também ser usada no corpo e nos cabelos.
A argila vermelha promove uma eficaz microabrasão (peeling suave).
Tem um alto poder de absorção, retirando da pele a sujeira, toxinas, oleosidade e outras impurezas, deixando sua pele macia e aveludada.
Limpa profundamente a pele. Neutraliza os efeitos dos radicais livres e toxinas.
Para tratamentos de corpo também é muito eficaz pois exerce um efeito tensor nos tecidos flácidos, agindo também no relaxamento e na eliminação do stress.
É uma argila fina, com boa plasticidade e com elevada capacidade de penetração na pele.
Por ser rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células. Sem esses nutrientes, a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido.
Fazer uma máscara dessa argila é ótimo para reduzir as linhas de expressão, por ser uma estimuladora do colágeno.

Argila Preta

A argila preta é conhecida popularmente também pelo nome de lama vulcânica. A argila preta não é muito fácil de ser encontrada. Quando a argila preta é encontrada ela é retirada de uma profundeza maior do que quatro metros em razão do ao alto teor de alumínio e Silício e baixo porcentagem de ferro. Para alguns profissionais as propriedades normalizantes e cicatrizantes que compõem a argila preta devem-se às trocas energéticas, iônicas e radiônicas feitas pelos elétrons livres que existem nos minerais que fazem parte da sua composição. A argila preta pode ser utilizada de tal maneira na área cosmética, assim como nos tratamentos de doenças. Seu teor de titânio, agrupado com elevados percentuais de alumínio e Silício, indicam um material excelente agente rejuvenescedor.
A argila preta não é encontrada com facilidade, é a mais fina de todas. A argila preta ou também chamada de lama vulcânica, é usada para desintoxicar a pele. Sobretudo as peles oleosas. A argila preta age como um excelente anti inflamatório, anti-artrósica, absorvente, previne o estresse, renova do couro cabeludo. Dependendo da cor da argila que se sabe qual é a concentração maior ou menor de qual que seja o mineral, que se diz respeito o seu uso de acordo com o tratamento que o cliente deseja fazer.

Argila Marrom

A argila marrom é a mais difícil de ser encontrada por ser tão pura. Eficiente no tratamento no combate da acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido. A argila marrom estimula a circulação, torna mais novo a pele e os tecidos. A argila pode ser usada no corpo, no rosto e também nos cabelos. É muito indicado para as pessoas que sofrem com a oleosidade da pele. É um tratamento eficiente para combater a acne e espinhas no corpo e rosto. A argila marrom age como se fosse uma “plástica natural”, por causa da sua pequena granulometria das partículas que a constituem a argila. Os efeitos da argila marrom servem para ativar a circulação e ajuda no equilíbrio e fortalecimento das células do corpo, além de ser recomendada para as peles que sofrem com a velhice antecipada ou até mesmo que não tenha esse problemas, pois ela age como um rejuvenecedor facial.

Argila Cinza

Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é uma excelente esfoliante.
Antioxidante natural;
Retardando o envelhecimento da pele;
Eficaz contra acne;
Efeito rejuvenescedor do tecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *