Benefícios da meditação para saúde e bem – estar

 

A meditação foi descrita como sendo exercício para o seu cérebro. É uma prática que cresce cada vez mais no mundo. Mas você conhece os benefícios da meditação para saúde?

E enquanto as formas básicas de meditação podem ser realmente simples, por exemplo, concentrando-se nas sensações de sua respiração por um período de tempo.

Inicialmente, a meditação guiada pode ser útil. A meditação guiada agora está disponível em toda a Web de graça, no YouTube, podcasts e até mesmo na sua biblioteca local. E esta é uma boa notícia para todos, porque a meditação é um dos melhores analgésicos comprovados.

Como várias práticas de meditação foram praticadas há milhares de anos, existem diferentes maneiras de descrever o que é a meditação e exatamente como funciona.

O dicionário de Webster define a meditação como “tempo calmo gasto no pensamento”, que pode ser feito com propósitos religiosos ou intenções em mente, mas também pode ser feito sem estes.

Outros descrevem a meditação como uma prática de focar a mente, treinando nossa atenção, aprendendo a reconhecer seus próprios pensamentos e hábitos. A prática da meditação tem inúmeros benefícios para a saúde que se estendem além de simplesmente gerenciar o estresse.

Nesse artigo apresentarei os principais benefícios da meditação.

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Benefícios Da Meditação

A meditação é verdadeiramente uma experiência de mudança no cérebro.
Nossos próprios pensamentos, as percepções sobre nossas vidas ajudam a moldar as estruturas físicas do cérebro.

Em outras palavras, quanto mais treinamos o pensamento positivo, e manipulamos o estresse habilmente usando a meditação.

É mais provável que pensemos coisas positivas no futuro e vejamos o mundo de forma mais otimista (claro, o oposto também é verdade). A meditação também tem impactos profundos na redução do estresse, níveis de cortisol e, portanto, numerosas condições de saúde relacionadas aos efeitos negativos do estresse.

Em 2014, o Departamento de Medicina da Universidade Johns Hopkins divulgou um relatório afirmando que, além de milhares de anos de evidência anedótica, alguns dos benefícios da meditação que já foram comprovados em estudos e ensaios clínicos incluem:

– Redução dos riscos de obesidade e excesso de comida
– Redução da dor crônica
– Ajuda você a adormecer e melhorar a qualidade do sono
– Reduz dores de cabeça
– Ajuda as pessoas a se recuperar de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas
– É tratamento de transtornos mentais, como transtorno bipolar / depressão maníaca, transtornos alimentares e muito mais
– Diminui a inflamação e construindo um sistema imunológico mais forte
– Melhora a tomada de decisões e a comunicação
– Aumenta a produtividade no trabalho
– Aumenta sentimentos positivos, incluindo felicidade, conexão com os outros, equanimidade, calma, paz e compaixão.
– Ajuda na luta contra depressão e ansiedade
– Diminui os níveis de cortisol
– Ajuda a tratar dificuldades de aprendizagem como o TDAH
– Melhora a memória, foco e desempenho mental
Confira a seguir especificações dos principais benefícios da meditação para a sua saúde.

1. Ajuda A Aliviar O Estresse E Reduz O Risco De Depressão

A depressão, o estresse e a ansiedade são muitas vezes causados ​​ou piorados por ciclos de pensamentos ruminantes.

Estudos, como um publicado no Journal of Psychiatric Practice em 2012, descobriram que a redução do estresse baseada no conhecimento e as práticas de meditação similares possuem efeitos antidepressivos e anti ansiedade de amplo espectro.

A meditação ajuda as pessoas a se concentrarem nos fatos de uma situação e a separar velhas crenças ou experiências, oferecendo novas possibilidades para lidar com tempos difíceis de forma mais saudável, diminuindo o sofrimento psicológico geral.

2. Reduz A Dor Crônica

Semelhante à forma como a meditação ajuda a diminuir a ansiedade ou a depressão, ao diminuir pensamentos ruminantes e emoções adicionais. Também é benéfico para diminuir as sensações de dor (dor articular crônica, dor nas costas ou no pescoço, etc.).

Os pesquisadores sabem que muitos casos de dor crônica estão relacionados ao estresse emocional, à tensão muscular no corpo e aos efeitos colaterais de um estilo de vida estressante (como uma dieta pobre, estilo de vida sedentário e sono fraco).

Estudos descobriram que as pessoas que praticam meditação aumentam regularmente a atividade nas regiões de seus cérebros, associadas ao controle emocional, à tomada de decisões e ao tratamento do estresse.

Reduzindo as reações negativas à dor e as tendências para o excesso de exagero, ajudando as pessoas a aprender a responder a sua dor mais habilmente (por exemplo, dormir melhor, evitar álcool ou açúcar, andar de bicicleta, etc.).

Um estudo de 2012 publicado no Journal of Neuroscience descobriu que a modulação cognitiva da dor é influenciada por uma série de fatores: atenção, crenças, condicionamento, expectativas, humor e a regulação das respostas emocionais aos eventos sensoriais.

A meditação também é utilizada para reduzir a dor através do controle cognitivo e emocional aprimorado.

3. Reduz O Risco De Obesidade

Os estudos mostram continuamente que o estresse crônico produz fatores endócrinos e imunes que contribuem para a obesidade e a alimentação emocional.

As intervenções mente-corpo, incluindo a meditação, são eficazes para melhorar o controle emocional, regulação do apetite, perda de peso saudável e sustentável.

Reações mais saudáveis ​​ao estresse, e modificações de comportamento para reduzir o risco de obesidade e os episódios de compulsão alimentar.

Uma meta-análise publicada na revista Obesity Research descobriu que 86% dos estudos revisados ​​relataram melhorias nos comportamentos alimentares específicos, depois que os participantes seguiram a meditação guiada.

Isso apoia a eficácia das intervenções baseadas na consciência para mudar os comportamentos alimentares relacionados à obesidade, especificamente compulsão alimentar, alimentação emocional e alimentação externa.

4. Ajuda A Melhorar A Qualidade Do Sono

Como a meditação ajuda a reduzir a dor, ansiedade e nervosismo, pode ajudar muitas pessoas a lutar com insônia ou outros problemas de sono. Um estudo de 2015 publicado no Journal of the American Medical Association descobriu que a meditação melhorou a qualidade do sono, e a incapacidade diurna em adultos mais velhos com distúrbios do sono.

A maioria dos participantes mostrou melhorias nas medidas de sintomas de insônia, depressão, ansiedade, estresse e fadiga, bem como sinalização inflamatória através de fatores nucleares.

5. Melhora A Recuperação De Doenças Crônicas

Um dos benefícios da meditação está relacionado na recuperação de doenças crônicas. Estudos mostram que a meditação ajuda a dar esperança às pessoas, e a um sentimento de empoderamento.

Aumenta o autocontrole de sua vida e fortalecimento pessoal, autoconfiança, quando de outra forma se sentem sobrecarregados diante de doenças graves.

A meditação é usada como uma intervenção natural para pacientes com câncer e mostrou benefícios consistentes, incluindo: melhoramento do funcionamento psicológico.

Redução de sintomas de estresse, maior enfrentamento e bem-estar em pacientes ambulatoriais de câncer, melhor qualidade de vida, melhorias fisiológicas, uso de cuidados de saúde, e resultados relacionados à saúde.

Uma vez que a meditação tem demonstrado aliviar clinicamente muitos problemas psicológicos e físicos nas pessoas que vivem com câncer e outras doenças.

Seu uso como parte de programas de tratamento holístico está crescendo e ganhando atenção de clínicos e pesquisadores.

Alie a meditação com uma alimentação de verdade e regrada. Juntos trarão benefícios inúmeros para a sua saúde e qualidade de vida.

Fonte:  Dr. Juliano Pimentel

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