Chegou o verão. Vamos falar de hidratação?

Olá, como estão? Eu sou a nutricionista Helena Nascimento e a partir de hoje irei trazer para vocês questões relacionadas à alimentação e ao nosso cotidiano.  O ato de comer vai muito além das necessidades físicas, ele abrange aspectos pessoais e culturais. Nossas discussões irão girar em torno desses três aspectos, além de ter sempre um novo conteúdo.

O verão nem chegou, mas o calor já está bem presente no nosso dia a dia. Como moramos em uma país tropical, abençoado por Deus e com clima de sauna, vamos falar hoje sobre hidratação. Parece uma coisa tão básica, não é? Vocês devem estar pensando: “nutri, todo mundo sabe que tem que beber água e se hidratar”. É verdade! Todo mundo sabe, mas será que é suficiente?

Para o bom funcionamento do nosso corpo nós devemos ingerir no mínimo 35 ml de água para cada 1 Kg do nosso peso, ou seja, uma pessoa com 70 Kg deve ingerir 2,5 litros de água por dia. Se caso essa pessoa fizer alguma atividade física, essa quantidade deve aumentar. Em locais muito quentes, perdemos muita água pelo suor, por isso a ingestão de água deve aumentar. E aí, você está bebendo água suficiente?

Por que necessitamos beber água?

A água é importantíssima para o bom funcionamento do nosso organismo. Melhora a distribuição do fluxo sanguíneo do nosso corpo, e com isso melhora a pressão sanguínea. Também auxilia na motilidade intestinal, pessoas com problemas de constipação devem ingerir bastante água, principalmente gelada.  A água gelada tomada em jejum aumenta os movimentos peristálticos do intestino, melhorando o ritmo intestinal.

Outro órgão que ganha muito com uma adequada ingestão de água é o rim. O rim funciona como um filtro no nosso corpo e retém diversas impurezas para serem excretadas. Quando ingerimos a quantidade de água adequada, evitamos a formação de cálculos renais.

A pele também ganha muito com esse bom hábito. Para manter o viço e a firmeza, a pele necessita de hidratação. E como fazemos isso? Bebendo água. O verão está batendo na nossa porta, e nós aqui no Rio sabemos o quanto ele pode ser escaldante. Não esperem sentir sede para beber água, quando nosso corpo dá o “sinal” da sede significa que já passou da hora de bebermos água.

No verão nós desidratamos com mais facilidade por conta do suor. Leve sempre com você uma garrafinha de água. Seu corpo agradece!

Contato: nutrihsnascimento@gmail.com ou (21) 99846-8986

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *