O que é Flor de Sal?

É um sal marinho, como o sal grosso e o sal refinado que costumamos usar no dia a dia da cozinha. Porém, muito mais delicado do que os sais comuns, daí o nome (flor), é considerado o mais puro sal encontrado.

São delicados cristais (vejam na imagem) formados na superfície da água e recolhidos de forma artesanal, que secam ao sol, resultando cristais mais crocantes. Devido a isso, de cada 80 quilos de sal marinho produzido, somente 1 quilo de flor de sal é extraído. Isso explica o alto valor de venda do produto, mas se comparado ao sal comum, suas propriedades e sabor são infinitamente superiores.

Como usar a Flor de Sal?

Diferentemente dos sais comuns, a Flor de Sal não deve ser utilizada durante o preparo dos alimentos e nem deve ir ao fogo.

Ela deve ser usada para salientar ainda mais o sabor dos pratos, e por isso, ao concluir a preparação do alimento, a recomendação é que você pegue alguns cristais com as mãos, e pulverize sobre o prato. Além de mais saboroso, ele fica com um visual mais bonito e elegante.

Vale a mesma indicação dos sais comuns, use com moderação. O sal deve salientar o sabor original do alimento, e não, dar sabor a eles.

Onde usar?

Pode ser usado em carnes, peixes, verduras, e na finalização de qualquer receita, inclusive doce.

Diferente deste, a flor de sal nunca entra na culinária como uma mera coadjuvante, servindo como um tempero de luxo para complementar pratos finos e sofisticados, sendo este o motivo que a leva a ser utilizada por vários chefs de cozinha no mundo todo.

Também apelidada de “Ouro Branco”, a flor de sal é rica em vários nutrientes, como zinco, magnésio, cálcio, potássio, ferro, cobre, flúor, iodo, entre outros que fazem bem ao organismo, sendo por este o motivo que faz com que o tempero seja considerado tão benéfico à saúde.

Dentre os seus maiores benefícios estão a prevenção e combate à várias doenças que poderiam ser causadas pelo uso excessivo do sal de cozinha comum, como hipertensão, osteoporose, pedras nos rins, AVC, doenças no coração, asma, problemas renais, sobrepesa, retenção líquida (que causa inchaços na barriga), câncer no estômago, envelhecimento precoce, dores de cabeça, problemas de visão, entre tantas outras.

Por isso, se você quer ficar livre de todos esses problemas, basta substituir o sal refinado que você tem na sua cozinha pela flor de sal, que contém menos sódio e, ainda, oferece uma quantidade bem maior de nutrientes ao corpo por não passar pelo processo de refinamento.

Também temos produtos de beleza naturais e veganos feitos com a flor de sal…esfoliantes, óleos, óleos essenciais, elixir, cremes, pomadas etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *