Edemas: Porque ocorrem e como podemos evitá-lo

No nosso cotidiano estamos expostos a diferentes fatores que podem ser deletérios à nossa saúde. Má alimentação, sedentarismo, estresse, baixa ingestão de água, consumo excessivo de sal, entre outros, são fatores que influenciam esses aspectos.

        Uma queixa bastante comum entre as mulheres é observar seus pés e pernas inchados no final do dia. Esse aspecto também pode ser observado em outras partes do corpo, como no abdome.

        Passar muito tempo em pé ou sentado, TPM, anticoncepcional, roupas muito justas e temperatura muito elevada, contribuem para esse quadro.

        O sangue circula pelo nosso corpo através dos vasos sanguíneos. Esses vasos possuem pequenos poros que permitem que a água e os nutrientes presentes no sangue cheguem nos tecidos do nosso corpo. Depois esse líquido é reabsorvido e retorno à corrente sanguínea. Esse é um processo normal que acontece no nosso corpo.

O edema, ou mais popularmente conhecido como inchaço, ocorre quando o líquido que vai para os tecidos mas não retorna completamente. Dessa forma, ocorre um acúmulo de líquidos nos tecidos, causando o aspecto inchado.

Para evitar o inchaço algumas medidas podem ser tomadas. Boa alimentação, prática de atividades físicas e consumo de água suficiente são algumas delas. Podemos ter também outros aliados nesse processo, os chás.

Os chás são consumidos a milhares de anos, começou na China e essa tradição se espalhou para o mundo a partir de 1560. Os chás são utilizados com diferentes propósitos, dependendo da erva utilizada. Alguns chás que auxiliam no controle do inchaço, são: Cavalinha, Chá de hibisco, Chá Verde e Chá de Dente de Leão.

Quer receber mais dicas? Me siga no instagram @nutrihelenanascimento.

Consultas: Jd. Botânico – Centro – Ilha

nutrihsnascimento@gmail.com

(21) 99846-8986

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *