Conheça os benefícios da terapia holística

Método, que inclui técnicas como reiki, fitoterapia e acupuntura, pode reduzir problemas como estresse físico ou emocional e até dores nas costas.

É comum ver pessoas de todas as idades que se encontram em estados emocionais, mentais ou espirituais negativos. Muitas delas não conseguem desenvolver suas atividades diárias da forma como gostariam. Nestes e em outros casos, as terapias holísticas podem ajudar (e muito).

Segundo Helen Negrão, terapeuta, a palavra holística vem de “holos” que significa todo, inteiro. O princípio da terapia é tratar o ser humano como um todo. “Nós, seres humanos, somos formados por elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais, mas normalmente só damos atenção aos sintomas e doenças do corpo físico e, às vezes, do corpo emocional”, destaca a profissional.

Terapia holística é um nome genérico dado a várias técnicas que têm em comum entre si o fato de enxergarem o ser humano em sua integridade, e não como um fragmento. “Ela busca tratar de todos os âmbitos da vida da pessoa, concentrando não apenas nos sintomas, mas também nas causas que originam os problemas que a afligem”, completa.

Os benefícios da terapia holística

A terapia holística promove o equilíbrio físico, psíquico, espiritual e social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel no meio em que vive.

Através de variados métodos, um bom terapeuta tem condições de investigar o que está ocasionando o desequilíbrio e assim pode ajudar as pessoas a lidarem com problemas como:

Estresse físico ou emocional;
Dores nas costas;
Tensão excessiva;
Depressões;
Insônia;
TPM;
Ansiedades;
Medos;
Síndromes;
Bloqueios;
Traumas.

As terapias holísticas também podem ajudar a clarear questões como insatisfação no trabalho, problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima, falta de autoconfiança e inseguranças.

Tipos de terapia holística 

A expert cita algumas as terapias holísticas mais divulgadas no Brasil. São elas:
Reiki;
Terapia floral;
Apometria;
Fitoterapia;
Cromoterapia;
Aromaterapia;
Acupuntura;
Do-In;
Shiatsu;
Massagem;
Reflexologia.

A dica da terapeuta é que cada um pesquise sobre várias terapias holísticas existentes e veja qual mais lhe agrada. “Todas possuem técnicas milenares de cura e equilíbrio e, com certeza, ao menos uma delas irá contribuir para o seu bem-estar. Converse com o terapeuta e esclareça as suas dúvidas”, sugere.
Helen explica ainda que a aplicação das diferentes técnicas terapêuticas pode ser semanal, quinzenal ou mensal dependendo das necessidades e possibilidades de cada pessoa e também de acordo com as técnicas oferecidas por cada profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *